Cursos disponíveis
O curso propõe reflexões críticas e práticas sobre o papel estratégico do Pará na construção de um futuro sustentável, tendo como referência a Agenda 2030 da ONU, a realização da COP 30 em Belém e o projeto Pará 50. A partir de estudos de caso locais e internacionais, indicadores socioambientais e experiências de governança participativa, serão explorados os desafios e as oportunidades da transição energética, da educação para sustentabilidade e da atuação de atores locais na construção de políticas públicas inovadoras e justas.
Promove a formação continuada de professores e servidores públicos da educação, com foco em indicadores de desempenho, inclusão, acessibilidade, competências digitais, avaliação educacional e práticas pedagógicas inovadoras. Trabalha metodologias ativas, metodologias ágeis e tecnologias digitais de ensino-aprendizagem, articulando qualidade, equidade e inovação educacional no Pará.
Modernização das Compras Públicas: Ética, Sustentabilidade e Transparência na Nova Lei de Licitações
Capacitação sobre a Lei nº 14.133/2021, abordando planejamento de contratos, compras sustentáveis, pregão eletrônico, controle e fiscalização. Reforça a ética, legalidade e transparência no uso dos recursos públicos.
Aborda políticas e práticas de saúde, qualidade de vida e humanização no serviço público, explorando QVT, prevenção do burnout, comunicação não-violenta, ergonomia e saúde mental. Valoriza o servidor como protagonista do desenvolvimento amazônico, fortalecendo a eficiência institucional, a sustentabilidade humana e a confiança da sociedade no Estado.
Explora a transformação digital no setor público por meio de GovTech,
dados abertos, inteligência artificial, big data, startups e cibersegurança. O
eixo discute a inovação tecnológica aplicada à gestão pública, com foco em
eficiência, transparência e inclusão digital, alinhado ao Projeto Pará 50, à
Agenda 2030 e ao legado da COP 30.
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU), está implementando o Protocolo “Não se Cale”, uma política pública voltada para a proteção e defesa dos direitos das mulheres em bares, restaurantes, casas noturnas e similares. Regulamentado pela Lei Estadual nº 9.238/2021 e pelo Decreto nº 3.643/2024, o protocolo estabelece diretrizes para que esses estabelecimentos adotem medidas de prevenção e suporte às mulheres que se sintam em situação de risco. A iniciativa busca garantir um ambiente seguro, onde as vítimas de assédio, abuso e violência possam receber apoio imediato e encaminhamento adequado à Rede de Segurança Pública e aos serviços de saúde.
Compreender sandboxes regulatórios para IA no setor público, avaliando seu potencial para promover inovação responsável com proteção jurídica e social.
Analisar o Projeto de Lei do Marco Legal da IA no Brasil e suas
implicações para estados e municípios, destacando oportunidades para o
desenvolvimento de uma estratégia local de IA.
Capacitar profissionais da educação para o uso ético, pedagógico e criativo da IAGen, com base em checklist formativa de 10 dimensões essenciais.
Capacitar profissionais da educação para o uso ético, pedagógico e criativo da IAGen, com base em checklist formativa de 10 dimensões essenciais.
A Inteligência Artificial Generativa (IAGen) vem se consolidando como uma ferramenta capaz de transformar práticas pedagógicas e processos de gestão na educação pública, oferecendo possibilidades como personalização de conteúdos, apoio à inclusão e otimização de tarefas. Contudo, sua adoção exige atenção aos princípios éticos que assegurem justiça, equidade, respeito aos direitos humanos e acessibilidade. Questões como privacidade de dados, transparência algorítmica e mitigação de vieses precisam ser tratadas de forma estruturada, garantindo que o uso da tecnologia não reforce desigualdades ou comprometa a integridade acadêmica.
Promover o intercâmbio de experiências educativas críticas, propositivas e inovadoras, reunindo pesquisadores, docentes, egressos e profissionais da educação para refletir sobre os desafios e as possibilidades do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos processos formativos, com ênfase no enfrentamento à desinformação em rede, na promoção da aprendizagem significativa e na valorização de práticas transformadoras no contexto educacional contemporâneo.
A temática “Inovação Pedagógica e Ludicidade no Contexto Amazônico: Transformando a Educação Pública” propõe uma reflexão sobre práticas educativas criativas e contextualizadas que respeitam e valorizam a diversidade sociocultural da Amazônia. Diante dos desafios históricos enfrentados pela educação pública na região, a inovação pedagógica surge como ferramenta essencial para promover a equidade, o protagonismo dos sujeitos e o fortalecimento da identidade amazônica.
Ao integrar a ludicidade aos processos de ensino e aprendizagem, potencializa-se o engajamento dos estudantes e a construção de saberes significativos. Essa abordagem favorece metodologias ativas, inclusivas e sensíveis às realidades locais, contribuindo para uma educação mais humanizada, transformadora e alinhada às necessidades da região amazônica.
A inovação pública tem se consolidado como uma ferramenta essencial para a transformação do setor público diante dos desafios contemporâneos. Este tema propõe uma reflexão sobre os conceitos fundamentais da inovação no serviço público, analisando como novas abordagens, tecnologias e modelos de gestão podem aprimorar políticas, serviços e a relação entre o Estado e o cidadão.
Ao abordar as novas perspectivas para a administração pública, a proposta é identificar práticas inovadoras capazes de enfrentar problemas complexos com agilidade, eficiência e foco em resultados. A transformação do setor público exige não apenas criatividade, mas também uma cultura organizacional aberta à mudança, ao aprendizado contínuo e à colaboração intersetorial.
Comunicação Descomplicada no Serviço Público: Linguagem Simples, Inteligência Artificial e o Combate à Desinformação
A comunicação no serviço público deve ser clara, acessível e confiável. A adoção de uma linguagem simples elimina barreiras de entendimento e fortalece a confiança dos cidadãos. Aliada à inteligência artificial, essa abordagem torna a comunicação mais inclusiva e eficaz, ajudando a combater a desinformação e promovendo o acesso democrático às informações essenciais.
Trilha de Aprendizagem:
INGLÊS INSTRUMENTAL PARA SERVIDORES PÚBLICOS
Objetivo: Capacitar os profissionais da área de segurança a adquirir habilidades linguísticas necessárias para se comunicarem eficazmente em situações cotidianas e profissionais em inglês, promovendo a segurança e a eficácia no trabalho durante a COP 30 em Belém.
A trilha será composta dos seguintes módulos:
Avançado (50h/a) - Período: 18/08 a 21/09/2025
Modalidade: EaD
Trilha de Aprendizagem:
INGLÊS INSTRUMENTAL PARA SERVIDORES PÚBLICOS
Objetivo: Capacitar os servidores púiblicos do Estado do Pará a adquirir habilidades linguísticas necessárias para se comunicarem eficazmente em situações cotidianas e profissionais em inglês, promovendo a segurança e a eficácia no trabalho durante a COP 30 em Belém.
A trilha será composta dos seguintes módulos:
Intermediário (50h/a) - Período: 14/07 a 17/08/2025
Modalidade: EaD
Modalidade: Curso - EaD Híbrido
Trilha de Aprendizagem:
INGLÊS INSTRUMENTAL PARA SERVIDORES PÚBLICOS
Objetivo: Capacitar os servidores púiblicos do Estado do Pará a adquirir habilidades linguísticas necessárias para se comunicarem eficazmente em situações cotidianas e profissionais em inglês, promovendo a segurança e a eficácia no trabalho durante a COP 30 em Belém.
A trilha será composta dos seguintes módulos:
Básico (50h/a) - Período: 09/06 a 13/07/2025
Modalidade: EaD
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU), está implementando o Protocolo “Não se Cale”, uma política pública voltada para a proteção e defesa dos direitos das mulheres em bares, restaurantes, casas noturnas e similares. Regulamentado pela Lei Estadual nº 9.238/2021 e pelo Decreto nº 3.643/2024, o protocolo estabelece diretrizes para que esses estabelecimentos adotem medidas de prevenção e suporte às mulheres que se sintam em situação de risco. A iniciativa busca garantir um ambiente seguro, onde as vítimas de assédio, abuso e violência possam receber apoio imediato e encaminhamento adequado à Rede de Segurança Pública e aos serviços de saúde.
AULA ABERTA – NÃO SE CALE: Autonomia Econômica e Empoderamento Feminino nas Políticas Públicas
Ação/Turma: aab_naosecale_02_2025
Disponível a partir de: 20/08/2025
Horário: Disponível a partir da 19h (horário de Brasília)
Local: Ambiente de Aprendizagem Virtual - AVA EGPA
Carga Horária: 4h/a
Público Alvo: Servidores Públicos em Geral
Modalidade: Aula Aberta - EaD Autoinstrucional
Vagas Ofertadas: 250
AULA ABERTA | NÃO SE CALE – VOZES EM MOVIMENTO - Vozes que Ecoam: O Papel do Estado no Enfrentamento à Violência de Gênero
Ação/Turma: aab_naosecale_01_2025
Instrutor(a): Prof. Reinan Abreu
Período: 13/08/2025 a 31/08/2025
Horário: Disponível a partir da 19h (horário de Brasília)
Local: Ambiente de Aprendizagem Virtual - AVA EGPA
Carga Horária: 4h/a
Público Alvo: Servidores Públicos em Geral
Modalidade: Curso - EaD Autoinstrucional
Vagas Ofertadas: 250
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU), está implementando o Protocolo “Não se Cale”, uma política pública voltada para a proteção e defesa dos direitos das mulheres em bares, restaurantes, casas noturnas e similares. Regulamentado pela Lei Estadual nº 9.238/2021 e pelo Decreto nº 3.643/2024, o protocolo estabelece diretrizes para que esses estabelecimentos adotem medidas de prevenção e suporte às mulheres que se sintam em situação de risco. A iniciativa busca garantir um ambiente seguro, onde as vítimas de assédio, abuso e violência possam receber apoio imediato e encaminhamento adequado à Rede de Segurança Pública e aos serviços de saúde.
Apresentação: As Trilhas de Formação a Distância do Programa Capacita Servidor 2024, da Escola de Governança Pública do Estado do Pará - EGPA, oferecem uma excelente oportunidade de capacitação para nossos cursistas. Este curso compõe a trilha da "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO DE INDICADORES NO SERVIÇO PÚBLICO" que está dividida em quatro cursos que podem ser realizados de forma independente.
Para obter o certificado correspondente a carga horária total da trilha (120 horas) o cursista deverá obrigatoriamente completar os quatro cursos correspondentes a trilha, realizando as tarefas e atividades estabelecidas como critério de certificação de cada curso.
Conteúdo Programático:
1. Modelos Teóricos de Administração Pública
- Administração Pública Patrimonialista
- Burocracia, Sistemas Sociais e Tipos de Dominação
- Administração Pública Burocrática
- Administração Pública Gerencial
2. Caracterização da Gestão Pública
- Conceitos
- Princípios Legislatórios da Gestão Pública
- A Função do Estado aliado a Gestão Pública
- Tipos de Especialização da Gestão Pública
- A relação entre Estado e Governo
- A relação entre Governo e Gestão Pública
- Diferenças entre Setor Público e Setor Privado
Carga Horária deste curso: 30h/a
Público Alvo: Servidores públicos da esfera estadual e municipal.
Período do curso: de 29/07 à 31/08/2024
Apresentação: As Trilhas de Formação a Distância do Programa Capacita Servidor 2024, da Escola de Governança Pública do Estado do Pará - EGPA, oferecem uma excelente oportunidade de capacitação para nossos cursistas. Este curso compõe a trilha da "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO DE INDICADORES NO SERVIÇO PÚBLICO" que está dividida em quatro cursos que podem ser realizados de forma independente.
Para obter o certificado correspondente a carga horária total da trilha (120 horas) o cursista deverá obrigatoriamente completar os quatro cursos correspondentes a trilha, realizando as tarefas e atividades estabelecidas como critério de certificação de cada curso.
Conteúdo Programático:1. Planejamento Estratégico em Gestão Pública
- Posturas Típicas em Relação ao Planejamento
- Atitude Pragmática do Planejamento
- Atitude Estratégica: Olhando o presente a partir do futuro
- Visão Geral do Processo de Planejamento Estratégico
- Avaliação de desempenho no Planejamento Estratégico
- O planejamento estratégico da gestão de pessoas
- Instrumentos de Planejamento (PPA- LOA - LDO)
2. Planejamento na Administração Pública
- Conceitos
- Tipos de Planejamento Governamental
- Governança e Governabilidade
Carga Horária deste curso: 30h/a
Público Alvo: Servidores públicos da esfera estadual e municipal
Período do curso: de 29/07 à 31/08/2024
Apresentação: As Trilhas de Formação a Distância do Programa Capacita Servidor 2024, da Escola de Governança Pública do Estado do Pará - EGPA, oferecem uma excelente oportunidade de capacitação para nossos cursistas. Este curso compõe a trilha da "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO DE INDICADORES NO SERVIÇO PÚBLICO" que está dividida em quatro cursos que podem ser realizados de forma independente.
Para obter o certificado correspondente a carga horária total da trilha (120 horas) o cursista deverá obrigatoriamente completar os quatro cursos correspondentes a trilha, realizando as tarefas e atividades estabelecidas como critério de certificação de cada curso.
Conteúdo Programático:1. Metodologia de Elaboração e Implementação do Planejamento
- Estratégico nas Organizações
- Fases da Metodologia de Elaboração e Implementação do
- Planejamento Estratégico nas Organizações
2. Indicadores de Qualidade no Serviço Público
- Ferramenta de Brainstorming
- Ferramenta de Fluxograma
- Ferramenta de Priorização dos Problemas
- Diagrama de Pareto
- Ferramenta de Diagrama de Causa e Efeito
- Ferramenta de Avaliação por Resultados
- Ferramenta do Ciclo PDCA
- Ferramenta do 5W2H
- Ferramenta de Análise de SWOT
- Índice de Progresso Social na Amazônia Brasileira
Carga Horária deste curso: 30h/a
Público Alvo: Servidores públicos da esfera estadual e municipal
Período do curso: de 29/07 à 31/08/2024
Apresentação: As Trilhas de Formação a Distância do Programa Capacita Servidor 2024, da Escola de Governança Pública do Estado do Pará - EGPA, oferecem uma excelente oportunidade de capacitação para nossos cursistas. Este curso compõe a trilha da "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO DE INDICADORES NO SERVIÇO PÚBLICO" que está dividida em quatro cursos que podem ser realizados de forma independente.
Para obter o certificado correspondente a carga horária total da trilha (120 horas) o cursista deverá obrigatoriamente completar os quatro cursos correspondentes a trilha, realizando as tarefas e atividades estabelecidas como critério de certificação de cada curso.
Conteúdo Programático:Introdução - Prática de Diagnóstico do Projeto
- Componentes do diagnóstico estratégico - visão da organização
- Valores da Organização
- Análise externa e interna da organização
- Introdução Prática do Projeto
- Controle e Avaliação do Planejamento Estratégico
- Finalidades da Função Controle e Avaliação
- Verificação de consistência do Planejamento Estratégico
Carga Horária deste curso: 30h/a
Público Alvo: Servidores públicos da esfera estadual e municipal
Período do curso: de 29/07 a 31/08/2024
Para a emissão do certificado correspondente a carga horária total da trilha (120 horas), o cursista deverá obrigatoriamente completar os 4 (quatro) cursos correspondentes a trilha, realizando as tarefas e atividades estabelecidas como critério de certificação de cada curso.
Apresentação: As Trilhas de Formação a Distância do Programa Capacita Servidor 2024, da Escola de Governança Pública do Estado do Pará - EGPA, oferecem uma excelente oportunidade de capacitação para nossos cursistas. Este curso compõe a trilha da “JORNADA PEDAGÓGICA DE ATUALIZAÇÃO EM FERRAMENTAS DIGITAIS EDUCACIONAIS”, que está dividida em quatro cursos que podem ser realizados de forma independente.
Para obter o certificado correspondente a carga horária total da trilha (120 horas) o cursista deverá obrigatoriamente completar os quatro cursos correspondentes a trilha, realizando as tarefas e atividades estabelecidas como critério de certificação de cada curso.
Objetivo do curso: Oferecer diversos elementos e ferramentas úteis e atualizadas relacionados à aplicação, em sala de aula virtual ou presencial, de metodologias ativas, ensino híbrido, inovação em tecnologias educacionais, visando à formação de professores.
Conteúdo Programático:
- Metodologias Ativas- Fundamentos (Conceitos de Metodologias Ativas, Origens, Teorias,)
- Metodologias Ativas- Ferramentas (Padlet de A a Z) App Nearpod
- Metodologias Ativas- Planejamento (Planejando aulas híbridas ou aulas On -Off)
- Metodologias Ativas- App Kahoot, Quizziz
- Streamings e Designers: Streamyard, Riverside, Zoom, Teams, Crello, Canva, Figma, Da Vinci, Mentimeter.
Carga Horária: 30h/a
Público Alvo: Servidores públicos da educação estadual e municipal (Professores, gestores, coordenadores etc...)
Período do curso: de 29/07 à 31/08/2024
Apresentação: As Trilhas de Formação a Distância do Programa Capacita Servidor 2024, da Escola de Governança Pública do Estado do Pará - EGPA, oferecem uma excelente oportunidade de capacitação para nossos cursistas. Este curso compõe a trilha da “JORNADA PEDAGÓGICA DE ATUALIZAÇÃO EM FERRAMENTAS DIGITAIS EDUCACIONAIS”, que está dividida em quatro cursos que podem ser realizados de forma independente.
Para obter o certificado correspondente a carga horária total da trilha (120 horas) o cursista deverá completar os quatro cursos correspondentes a trilha, realizando as tarefas e atividades estabelecidas como critério de certificação de cada curso.
Objetivo do curso: Utilizar as ferramentas Google, a plataforma EGPA-EAD e suas especificidades e outras ferramentas que os auxiliarão em suas aulas.
Conteúdo Programático:
- Metodologias Ativas - Ferramentas Google Parte I (Jamboard – Meet, Acadêmico, Agenda)
- Metodologias Ativas - Ferramentas Google Parte II (Forms, Docs)
- Metodologias Ativas- Ferramentas Google Parte III (Classroom- Google Drive)
- Metodologias Ativas- Ferramentas Google Parte IV (Apresentações, Sheet, Google Livros)
- Metodologias Ativas- Ferramentas Google Parte V (Youtube, My Maps ou Earth, Tradutor)
Carga Horária: 30h/a
Público Alvo: Servidores públicos da educação estadual e municipal (Professores, gestores, coordenadores etc...)
Período do curso: de 29/07 à 31/08/2024
Apresentação: As Trilhas de Formação a Distância do Programa Capacita Servidor 2024, da Escola de Governança Pública do Estado do Pará - EGPA, oferecem uma excelente oportunidade de capacitação para nossos cursistas. Este curso compõe a trilha da “JORNADA PEDAGÓGICA DE ATUALIZAÇÃO EM FERRAMENTAS DIGITAIS EDUCACIONAIS”, que está dividida em quatro cursos que podem ser realizados de forma independente.
Para obter o certificado correspondente a carga horária total da trilha (120 horas) o cursista deverá completar os quatro cursos correspondentes a trilha, realizando as tarefas e atividades estabelecidas como critério de certificação de cada curso.
Objetivo do curso: Oferecer diversos elementos e ferramentas úteis e atualizadas relacionados à aplicação, em sala de aula virtual ou presencial, de metodologias ativas, ensino híbrido, inovação em tecnologias educacionais, visando à formação de professores.
Conteúdo Programático:
- Metodologias Ativas - Sala de Aula Invertida - mostrar a Aprendizagem Invertida
- Metodologias Ativas - Genially – Fundamentos e prática
- Metodologias Ativas - Genially- Vamos começar a criar?
- Metodologias Ativas - Gamificação Genially - Mini sites- Escapes Rooms
- Metodologias Ativas – Genially - Ebooks
Carga Horária: 30h/a
Público Alvo: Servidores públicos da educação estadual e municipal (Professores, gestores, coordenadores etc...)
Período do curso: de 29/07 à 31/08/2024
Apresentação: As Trilhas de Formação a Distância do Programa Capacita Servidor 2024, da Escola de Governança Pública do Estado do Pará - EGPA, oferecem uma excelente oportunidade de capacitação para nossos cursistas. Este curso compõe a trilha da “JORNADA PEDAGÓGICA DE ATUALIZAÇÃO EM FERRAMENTAS DIGITAIS EDUCACIONAIS”, que está dividida em quatro cursos que podem ser realizados de forma independente.
Para obter o certificado correspondente a carga horária total da trilha (120 horas) o cursista deverá completar os quatro cursos correspondentes a trilha, realizando as tarefas e atividades estabelecidas como critério de certificação de cada curso.
Objetivo: Conhecer o Chat GPT, Prompts e as formas corretas de conversar com ele, os mitos e as verdades sobre essa super ferramenta digital e também outras ferramentas digitais que os auxiliarão em suas aulas.
Conteúdo Programático:
- Podcast
- Realidade Aumentada e Virtual
- Studio D-ID
- Chat-GPT
- Resoomer - Infinity Copy - Clarice AI
Carga Horária: 30h/a
Público Alvo: Servidores públicos da educação estadual e municipal (Professores, gestores, coordenadores etc...)
Período do curso: de 29/07 à 31/08/2024
Com a transformação digital acelerando os processos na administração pública, proteger os dados dos cidadãos e garantir a integridade das informações governamentais tornou-se uma prioridade estratégica. Este curso tem como foco capacitar servidores públicos estaduais e municipais para atuarem com segurança, ética e responsabilidade na era digital.
A partir de uma abordagem prática e contextualizada, os participantes irão compreender os fundamentos da segurança digital, a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os riscos e ameaças cibernéticas mais comuns no setor público, além de estratégias para prevenção, monitoramento e resposta a incidentes.
A comunicação institucional clara, precisa e acessível é condição essencial
para a efetividade da administração pública e o fortalecimento da relação entre
Estado e sociedade. No entanto, práticas burocráticas excessivas, linguagem
técnica inacessível e falta de padronização ainda comprometem a qualidade dos
documentos oficiais. A adoção da linguagem simples e o uso estratégico de
ferramentas de inteligência artificial representam caminhos concretos para
modernizar a redação oficial, ampliar a transparência e garantir o direito à
informação. Diante desse cenário, o curso visa capacitar servidores do
Executivo, Legislativo e Judiciário para aplicar esses recursos de forma ética
e eficaz, promovendo uma gestão mais eficiente, inclusiva e alinhada às
diretrizes de governo digital e às demandas sociais contemporâneas.
O planejamento estratégico é uma das principais
ferramentas de gestão para alcançar resultados efetivos na administração
pública. À medida que o ciclo do novo Plano Plurianual (PPA) 2026-2028 se
aproxima, capacitar os servidores públicos sobre o uso de indicadores de
qualidade torna-se essencial para garantir políticas públicas mais eficientes,
baseadas em evidências e voltadas à melhoria contínua dos serviços prestados à
sociedade. A proposta atende ao compromisso da EGPA com a excelência na
formação dos agentes públicos do Estado do Pará.
Apresentação do Sistema GDOC: funcionalidades e objetivos. Criação e tramitação de processos: como iniciar um processo, anexar documentos e encaminhar corretamente. Gestão de processos no setor: consulta, resumo de ações, diligências e junção de processos. Ferramentas de apoio: pesquisa de processos, estorno de encaminhamento, emissão de ordem de serviço e encerramento de processos. Relatórios e análise de dados no GDOC. Identificação do interessado, alteração de senha e localização de materiais de apoio como manuais e vídeos tutoriais.
AULA ABERTA
Prof.: Luiz Fernando Souza
Doutor em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA - 2022). Mestre em Ciências em Engenharia Civil / Sistemas Computacionais pela COPPE/UFRJ (2009), especialista em Redes de Computadores pela UFPA (1999) e graduado em Tecnologia Em Processamento de Dados pela UNAMA (1997). Profissionalmente está atuando no Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (IASEP), e também Coordena o grupo de trabalho de Saúde no Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Administração (CONSAD). É servidor efetivo da Secretaria de Planejamento e Administração do Estado do Pará (SEPLAD). Esteve cedido para o Ministério da Defesa, no Censipam, junto ao Centro Regional de Belém trabalhando em Gestão Tecnologia da Informação. Tem experiência na área de Inovação, Planejamento, Liderança de Pessoas, Gestão de Projetos, Tecnologia da Informação e Educação.
Dia: 29/03/2024 - a partir das 15h - Via plataforma AVA EGPA
Certificado de Participação: 2h/a
Público Alvo: Servidores Públicos e demais interessados
OBJETIVO: Este curso é destinado aos servidores da Polícia Civil, focalizando aspectos previdenciários, financeiros e orçamentários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS/PA).
Ementa:
- Unidade 01 Regime Próprio de Previdência Social;
- Unidade 02 Benefício Especial;
- Unidade 03 Previdência Complementar
- Unidade 04 Fontes de Receita do Regime de Previdência do Estado do Pará
18 e 19 presencial
21 a 31 plataforma EGPA
CERTIFICAÇÃO 18 HORAS/AULA
Reoferta do 1º Seminário Nacional de Educação a Distância da EGPA com o tema "Desafios na oferta de uma educação pública, acessível, inclusiva, com qualidade e conectados com os ODS da Agenda 2030-ONU”.
Foram quase 20 horas de programação alinhadas com as diretrizes do 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, Educação de Qualidade, que destaca a importância de assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Se você não conseguiu participar ou perdeu alguma das 25 apresentações que ocorreram durante o evento, não se preocupe. Todas as videoaulas estão disponíveis durante este mês de dezembro em nossa Plataforma de ensino.
Público Alvo: Servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal, e demais interessados.
Certificado com 20h/a para os inscritos no Webnário.
Segurança Digital na Governança Pública: Protegendo Dados, Garantindo Direitos.
Instrutor(a): Reinan Abreu
Período: 26/02/2025 a 26/02/2025
Horário: 16h
Local: Transmissão ONLINE no Ambiente de Aprendizagem Virtual - AVA EGPA
Carga Horária: 4h/a
Público Alvo: Servidores Públicos em Geral
Modalidade: Aula Aberta EaD Autoinstrucional
Instrutor(a): Oscar Neto
Período: 27/03/2025 a 27/03/2025
Horário: Disponível a partir da 16h (horário de Brasília)
Local: Ambiente de Aprendizagem Virtual - AVA EGPA
Carga Horária: 4h/a
Público Alvo: Servidores Públicos em Geral
Modalidade: Aula Aberta EaD Autoinstrucional
Período: 31/03/2025 a 31/03/2025
Horário: Disponível a partir da 16h (horário de Brasília)
Local: Ambiente de Aprendizagem Virtual - AVA EGPA
Carga Horária: 4h/a
Público Alvo: Servidores Públicos em Geral
Modalidade: Aula Aberta EaD Autoinstrucional
A administração pública enfrenta desafios cada vez mais complexos, exigindo uma abordagem inovadora e proativa para garantir eficiência, transparência e qualidade na prestação de serviços. No entanto, a cultura burocrática ainda prevalece em muitas instituições, limitando o potencial transformador da inovação e do aprendizado contínuo.
- Ação/Turma: AUT00260.334/2025
- Instrutor(a): Prof. Reynan Abreu
- Período: 22/05/2025
- Horário: Disponível a partir da 16h (horário de Brasília)
- Local: Ambiente de Aprendizagem Virtual - AVA EGPA
- Carga Horária: 4h/a
- Público Alvo: Servidores Públicos em Geral
- Modalidade: Aula Aberta - EaD Autoinstrucional
- Vagas Ofertadas: 250
Apresentação da obra: “Governança e Sustentabilidade: Experiências e Estratégias para a Implementação dos ODS”.
A aula terá uma abordagem prática e tecnicamente fundamentada, destacando os instrumentos metodológicos que permitem alinhar políticas públicas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os caminhos concretos para sua implementação em contextos regionais complexos como a Amazônia.
- Ação/Turma: AUT0258.332/2025
- Instrutor(a): Dr. Adagenor Lobato Ribeiro
- Período: 21/05/2025
- Horário: Disponível a partir da 16h (horário de Brasília)
- Local: Ambiente de Aprendizagem Virtual - AVA EGPA
- Carga Horária: 4h/a
- Público Alvo: Servidores Públicos em Geral
- Modalidade: Aula Aberta - EaD Autoinstrucional
- Vagas Ofertadas: 250
- Ação/Turma: AUT00259.333/2025
- Instrutor(a): Fernando Queiroz, Luiz Fernando Paes e Reinan Abreu
- Período: 20/05/2025
- Horário: Disponível a partir da 16h (horário de Brasília)
- Local: Ambiente de Aprendizagem Virtual - AVA EGPA
- Carga Horária: 4h/a
- Público Alvo: Servidores Públicos em Geral
- Modalidade: Aula Aberta - EaD Autoinstrucional
- Vagas Ofertadas: 250
O Congresso Internacional Movimentos Docentes – CMD 2025
Com o tema “Partilha, Colaboração e (Trans)Formação de Professores”, o CMD 2025 convida pesquisadoras(es), educadoras(es), estudantes de graduação e pós-graduação, redes e coletivos comprometidos com a formação docente, a educação básica e a transformação social a compartilharem suas experiências, pesquisas e práticas inspiradoras.
Reconhecido como o maior evento on-line de formação de professores, o CMD é um espaço de encontro, diálogo e construção coletiva em tempos de rupturas, esperanças e reconstruções.
O Estratég.IA Thon é o primeiro evento do mundo focado na criação de estratégias de IA para instituições públicas! As equipes terão todo o mês de novembro para desenvolver suas estratégias de IA, com encontros síncronos uma vez por semana com sessões de mentoria e conteúdos exclusivos.
O VII Congresso Amazônico de Educação à Distância é um evento acadêmico que abordará a temática “Inclusão Digital e Participação Democrática Consciente”. A escolha desse tema se fundamenta na necessidade de explorar e compreender os impactos da inclusão digital e da cultura digital na promoção de uma participação mais consciente e democrática na sociedade contemporânea, especialmente na região amazônica, utilizando as tecnologias digitais como meio facilitador.
Nesta terceira edição o propósito é fortalecer o diálogo e ampliar o intercâmbio de conhecimentos em prol soluções que impulsionem uma Amazônia sustentável, no presente e para as futuras gerações. O evento será realizado nos dias 30 e 31 de outubro, em Salvador (BA), e tem como objetivo transformar o conhecimento técnico e os saberes locais em planos de ação concretos, voltados para enfrentar os principais desafios da região.
TRE do Pará possui uma cartilha educativa sobre o combate ao assédio e à discriminação.
✒️⚖️ O material foi elaborado pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação no âmbito do TRE do Pará (sede e zonas eleitorais) com base na Resolução nº 431/2021, 450/2022 do @cnjoficial e na Portaria TRE nº 21.998/2023 e faz parte das ações preventivas e formativas que integram a programação realizada durante a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação.
O que é inovação para a Lei do Bem?
Conheça o principal instrumento de fomento
à inovação em empresas do Brasil.
Book Completo
Conteúdos diversos abordando o tema da inovação.
Mariana Mazzucato
Professor in the Economics of Innovation and Public Value
Founding Director Institute for Innovation and Public Purpose
University College London
ANPD lança Guia Orientativo sobre Tratamento de Dados Pessoais para Fins Acadêmicos
O documento traz recomendações e boas práticas a serem aplicadas no tratamento de dados pessoais com fins acadêmicos, estudos e pesquisas.
A Biblioteca Irmã Dorothy da Escola de Governança Pública do Estado do Pará foi inaugurada no dia 08 de maio de 2008, com o objetivo de reunir, organizar e disseminar a informação com eficiência e eficácia, contribuindo com a democratização da informação e a produção do conhecimento.
Sua missão é promover o acesso à informação, assim como, servir de suporte informacional, facilitando o aprendizado individual, o desenvolvimento intelectual, o processo de ensino aprendizagem e a formação profissional do cidadão.
Navegue pela Biblioteca Digital e tenha acesso a conteúdo aberto sobre gestão e finanças públicas.
O objetivo da ferramenta é ser um espaço para o compartilhamento da produção intelectual da Enap e dos seus parceiros.
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) lançou dois guias de comunicação acessível para melhorar a atenção à saúde às pessoas com deficiência e para todos os brasileiros. Um dos guias é em cordel.
Os guias têm versão digital, com áudiodescrição, linguagem simples, tradução em libras e arquivo em PDF acessível (acesse nos links mais abaixo).
As publicações forma criadas em linguagem simples e trazem orientações práticas e objetivas, mas fundamentais para que o SUS – Sistema Único de Saúde – seja de fato “de” e “para” todas as pessoas. Trazem também informações sobre o uso correto de palavras para se referir às pessoas com deficiência.
A publicação lançada pela Enap reúne os trabalhos desenvolvidos pelos alunos para conclusão desta especialização.
Aprenda com métodos utilizados, a análise de dados e as recomendações. sobre temas como: compras governamentais, ensino superior, Sistema Único de Saúde, auditoria, categorização de compras governamentais, bancos públicos, desmatamento ilegal da Amazônia, meio ambiente e produção de biocombustível e segurança alimentar e nutricional.
ACERVO DIGITAL PÚBLICO
Documentos como artigos, dossiês, exposições, acervo digital e hemeroteca estão disponíveis no site da Biblioteca Nacional do Brasil.
Por meio dessa Biblioteca Nacional Digital, materializa-se duas missões das bibliotecas nacionais: preservar a memória cultural e proporcionar o amplo acesso às informações contidas em seu acervo.
A plataforma do IPEA é a primeira base de dados disponível que reúne um conjunto de intervenções estatais nas mais diferentes áreas, como administração pública, direitos humanos, assistência social, desenvolvimento regional, justiça e segurança pública, entre outras. A iniciativa visa permitir o conhecimento, a sistematização e dar transparência ao universo de políticas públicas no âmbito da União. Além disso, serve como fonte de dados para estudos e análises sobre o tema.
A ÍRIS promove a Cultura de Inovação no setor público e aceleramos o processo de Transformação Digital centrado no humano, para impactar positivamente o cidadão e o ambiente governamental.
É uma publicação que apresenta experimentos e metodologias utilizadas nos projetos, testadas ao longo dos últimos sete anos.
As informações podem ser utilizadas por equipes de governo em vários estágios de uma política pública, de acordo com as necessidades dos cidadãos e organizações.
[Extraído do Fredric M. Litto, Aprendizagem a Distância (São Paulo: Imprensa Oficial, 2010)]
Um “repositório” é um site que contém recursos digitais úteis para a aprendizagem formal ou não formal, com mídias como textos, imagens estáticas (mapas, gráficos, desenhos ou fotografias) ou animadas (vídeos e filmes), arquivos de som e objetos de aprendizagem.
Ambiente reúne informações que possam servir como inspiração para uma atuação mais eficiente na identificação de irregularidades em políticas públicas.
A Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) é um jornal eletrônico interativo, de livre acesso, com foco em pesquisa, desenvolvimento e prática de ensino e aprendizagem interativa a distância, em todos os níveis educacionais, formais e informais, e com o uso de todas as tecnologias disponíveis. São artigos voltados para os êxitos e desafios em educação a distância para pessoas de todas as idades, grupos ou níveis, nos sistemas formal e informal de educação.
A Revista é o órgão oficial de comunicação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições- FEBAB.
É uma publicação científica semestral do Núcleo de Tecnologias para Educação - UEMAnet, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.
Tem como propósito principal compartilhar trabalhos que destacam a pesquisa, o desenvolvimento e as práticas da Educação a Distância - EaD e das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs com impacto positivo no Ensino e na Aprendizagem.
O Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD/UnB) tem apoiado o desenvolvimento de projetos e disciplinas de graduação que usem as tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento de um ensino inovador.
No endereço abaixo estão reunidas mais de 100 sugestões de softwares, aplicativos e outras ferramentas para o desenvolvimento de aula ou curso, seja presencial ou a distância.
Acaba de ser publicado mais um Relatório sobre o tema Sociedade, do Observatório de Cibersegurança do CNCS, a quarta edição deste documento. Este Relatório estuda as atitudes, os comportamentos, a sensibilização e a educação relativamente à cibersegurança em Portugal, focando-se no fator humano envolvido na cibersegurança.
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TURMA: 6423 COORDENADOR: JANAINA PORTAL
Instrutor(a):
Período: 21/10/2024 a 25/10/2024
Horário: TARDE: 14:00h ÀS 18:00h
Local: EGPA - SALA 02 - END: AV. GOV. JOSÉ MALCHER N° 900
Carga Horária: 20h/a
Público Alvo: Servidores Públicos em Geral
Modalidade: Curso Presencial
6ª Semana da Avaliação em Escolas de Governo/2023
“Aprenda os conceitos e a aplicação do tema letramento racial no serviço público, a fim de efetivar as ações afirmativas contra o racismo, conforme legislação vigente.” O curso é aberto para todas as servidoras e os servidores públicos federais, estaduais e municipais. Para saber mais, acesse: https://bit.ly/4e5Os8E
Carga horária: 10h
Modalidade: Remoto, síncrono
Período de aulas: 22 jul - 29 jul 2024
Inscrições abertas até 10 de Julho!
Quer saber mais sobre temas da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Venha discutir esses temas por meio da análise de casos práticos e de uma metodologia inovadora. O curso é direcionado para lideranças estaduais e municipais. Não perca! Para saber mais, acesse: https://bit.ly/3WF34FR
Carga horária: 10h
Modalidade: Remoto, assíncrono
Turma 1: 10 jun a 24 jun 2024
Turma 2: 12 jun a 26 jun 2024
Turma 3: 14 jun a 28 jun 2024
Inscrições até dia 4 de junho!






