O esquenta EGPA - VI Colóquio de Governança Pública é um evento que antecipa as discussões dos assuntos a serem tratados no VI CGP.

    Neste encontro com gestores públicos, servidores, professores e pesquisadores para participarem e contribuírem na realização do evento.

    Nosso objetivo é ofertar aos participantes discussões iniciais sobre o tema central do VI CGP da EGPA “O papel do Estado na estruturação de iniciativas pró-ambientais e formação dos servidores públicos: evidências de práticas sustentáveis e aplicações nos ODS”, e com isso estimular a submissão de artigos e resumos expandidos.
    O Colóquio de Governança Pública (CGP) da Escola de Governança Pública do Estado do Pará, é um evento técnico-científico, em que se discute temas de interesse da sociedade e como o Estado se estrutura para produzir e entregar bens e serviços coletivos, conforme o objetivo de cada uma das políticas públicas, ou seja, como se estabelece a governança para que essa entrega possa criar valor público aos cidadãos.

    Com a realização do VI CGP, objetiva-se fomentar o debate sobre as motivações que os servidores públicos têm para a adoção de comportamento pró-ambiental ou de eco-iniciativas no local de trabalho, além de discutir a importância de ser praticante de práticas sustentáveis que atendam aos objetivos definidos pelos ODS/ONU.
    A motivação do tema surge de alguns fatos socioeconômicos, ambientais, ecológicos, e das ações de enfrentamento realizadas nas três esferas de governo, com destaque às apresentadas e implementadas pelo governo do estado do Pará nos últimos anos. Soma-se a isso, a expectativa de a COP30 ser realizada em Belém no ano de 2025. De fato, a questão ambiental se constitui em ordem do dia das preocupações mundiais, como se vê pela pauta dos grandes fóruns internacionais. O Brasil e o estado do Pará não estão de fora dessas questões, ou mais, têm compromisso com elas. Nesse contexto, pretendemos discutir as práticas sustentáveis e as iniciativas que induzem o comportamento pró-ambiental entre os servidores em cada um dos órgãos da administração direta e indireta.