Title: Ciência de dados em políticas públicas: uma experiência de formação
Authors: Escola Nacional de Administração Publica (Brasil)
metadata.dc.contributor.other: De Toni, Jackson (Organizador)
Dorneles, Rachel (Organizadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Livro
metadata.dc.description.physical: 269 páginas
Issue Date: 2022
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Políticas Públicas
Abstract: Os últimos anos têm vivenciado uma revolução na forma como os dados são produzidos e como circulam entre pessoas, empresas e governos. As novas tecnologias existentes potencializaram a importância dos dados para a humanidade, e o mesmo ocorreu nos governos ao redor do mundo.Em 2020, foram lançadas pelo Governo Federal as 7 competências transversais de um setor público de alto desempenho, incluindo “resolução de problemas com base em dados”. Isso indica que todo e qualquer servidor deve desenvolver essa competência para ter um bom desempenho. Diante desses diagnósticos, a Enap vem oferecendo um conjunto de cursos e ações de formação para contribuir fortemente com o desenvolvimento de capacidades relacionadas ao processo de aquisição, manipulação, processamento e análise de dados, gerando novos conhecimentos e novas possibilidades para a solução de problemas complexos no Governo Federal. Como consequência desse conjunto de ofertas, a Enap decidiu começar a desenvolver a Especialização em Ciência de Dados aplicada a Políticas Públicas, gerando oportunidade para que os servidores públicos pudessem desenvolver e aprimorar suas capacidades e competências profissionais, tornando-os capazes de aplicar os conhecimentos de Ciências de Dados na análise e avaliação de Políticas Públicas no âmbito do governo brasileiro em suas diferentes esferas. O curso teve carga horária total de 375 horas, foi desenvolvido em parceria com a CGU e ofertou ao todo 40 vagas, incluídas vagas para pessoas autodeclaradas negras, indígenas e com deficiência. Este livro é um grande resultado dessa Especialização, apresentando trabalhos de conclusão de curso com reflexões aplicadas aos problemas públicos que os alunos selecionaram.
Keywords: ciência de dados;  políticas públicas;  inovação;  tecnologia da informação
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Especialização em Ciência de Dados aplicada a Políticas Públicas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7472
Appears in Collections:Livros Publicados pela Enap
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.